História


O Curso de Bacharelado em Artes Visuais com habilitação em Escultura foi implementado em 2012, fruto da iniciativa da artista, pesquisadora e professora Dra. Simone Michelin, que elaborou o Projeto Pedagógico do Curso AVE (PPC), a partir da expansão e atualização do antigo currículo do Bacharelado em Escultura, da Escola de Belas Artes, da UFRJ.


O ensino de Escultura no Brasil foi implantado junto com a Academia Imperial de Belas Artes na cidade do Rio de Janeiro. A Escultura é um campo que trata objetiva e poeticamente do Espaço, e de todas as áreas que compõem o universo das Artes Visuais tendo sido a categoria que mais lentamente se transformou, porém, ao fazê-lo, foi a que mais gerou produtos e possibilidades de atualização.


Atualmente, o Curso de Bacharelado em Artes Visuais/Escultura não se restringe unicamente à prática de atelier para o desenvolvimento de uma habilidade manual, o Curso empenha-se a estimular o interesse do estudante em apreender e expressar o contexto à sua volta. A partir de uma sólida formação interdisciplinar, iniciada em História, Teoria e Filosofia da Arte, que logo se conecta às Ciências Sociais, Filosofia, Mitologia e Cultura de diferentes origens, os estudantes são instigados a experimentar diferentes práticas artísticas.